Os formatos dos óculos variam em todos os modelos aqui apresentados. As demonstrações abaixo são apenas para conhecimento dos materiais utilizados na fabricação dos óculos.
Titânio ou fio de aço
Material praticamente inquebrável. Possui leveza e durabilidade sem igual.
Pessoas que possuem alto índice de ácido úrico devem optar por esse tipo de armação evitando a oxidação e perda da pintura da mesma.
Contra indicações
Não há contra indicações para o uso de óculos de titânio ou fio de aço. Uma dica é não utilizar lentes cristais com alto grau pois isso deixará a armação pesada.
Fio de Nylon
A armação de fio de nylon é composta por metal ou acetato na parte superior com um fio de nylon transpassado na parte inferior fixando a lente. Para esse tipo de armação é aconselhável o uso de lentes acrílicas ou de policarbonato.
Contra indicações
Usuários míopes com grau acima de -5.00 devido à espessura da borda das lentes que ficarão muito viśiveis.
Acetato ou acrílico
Material leve de alta resistência indicado para usuários com grau elevado. As armações de acetato disfarçam a espessura da lente deixando o óculos mais confortável.
Contra indicações
Não há contra indicações
Parafuso ou balgrife
As armações parafusadas ou balgrife não possuem nenhum tipo de aro para fixar a lente. A lente fica parafusada nas partes avulsas do óculos deixando um aspecto discreto e leve.
Preferivelmente as armações balgrife deve ser montadas com lentes de policarbonato por possuírem uma alta resistência a quebra. A sugestão é escolher lentes de policarbonato com tratamento anti-reflexo.
Contra indicações
Não aconselhável para usuários com alto grau de miopia ou hipermetropia. O uso de lentes cristais não deve ser aplicado devido a facilidade de quebra da lente.
Metal
As armações de metal são construídas com diversos materiais. Os mais utilizados são o ferro, aço e alumínio. São armações leves, resistentes, possuem pintura eletrostática e se adequam a quase todo tipo de grau.
Contra indicações
Usuários com alto teor de ácido úrico na pele.